19
Mar

Vai ficar em casa? Saiba criar o seu espaço de trabalho!

Muitos profissionais viram-se agora confrontados com a necessidade de trabalhar remotamente do seu escritório, nomeadamente em casa. Não tem um escritório e pensa trabalhar na cozinha ou na sala? Não faça isso! As fontes de distracção e a posição de trabalho não são propícias à sua produtividade e concentração. Por isso, não descure da criação do seu próprio espaço de trabalho.

Se pensa que não tem espaço para isso não desanime. Só tem de encontrar 1,2m de espaço livre numa parede. Empurre um móveis se for preciso, vai ver que consegue. Nesse espaço há algumas coisas que deve considerar para que se sinta confortável e super produtivo. Ora veja:

1. A Secretária

Escolha a dimensão da secretária em função do que precisa de lá colocar: trabalha com um portátil? Com um ou dois monitores? Terá candeeiros, organizadores de papéis e canetas? Quanto mais items precisar de ter à sua disposição, maior deverá ser o tampo. Em relação à altura, será mais fácil se adquirir pés reguláveis. Todos temos alturas diferentes e para que se sinta verdadeiramente confortável no seu espaço deve regular a secretária em conjunto com a cadeira e em função do seu corpo. Tudo para que adopte a melhor postura possível.

secretária de espaço de trabalho
Photo by Nathan Riley on Unsplash

2. A Cadeira

A escolha da cadeira é extrememente importante para a sua saúde. Esta deve ter apoio lombar, ser reclinável e ajustável em altura. Quando a regular tente ficar com os pés apoiados no chão. Se tal não for possível, arranje também um apoio de pés. Para ter uma postura correcta é importante não ficar com os pés no ar, ou terá tendência para cruzar as pernas o que lhe provoca desvios na coluna.

E já agora porque não apostar numa cor forte para a cadeira? Escolha a sua cor favorita, com ou sem padrões.. esta tem de ser acima de tudo confortável, convidativa, mas também pode ser divertida!

secretária de escritório
Photo by Pacific Office Interiors on Unsplash

3. A cor do espaço

Não tenha medo de aplicar cor, mas uma vez que este é um espaço de trabalho, procure aplicar cor nos apontamentos decorativos ou mobiliário e não tanto nas paredes e pavimentos. Cores fortes em demasiada podem dificultar a sua concentração, mas varia de pessoa para pessoa. Pense nas suas experiências passadas e reflicta: quando consegue trabalhar mais horas e mais concentrado, encontra-se em que tipo de ambiente? Que cores ou sons o rodeiam? Com base nessa experiência, siga a regra dos 60-30-10 e seleccione uma cor para as paredes e pavimento (60% do espaço), outra para os móveis (30% do espaço) e outra(s) para os apontamentos decorativos e objectos (10% do espaço). Procure fazer com que essas cores reflictam o seu ambiente ideal de máxima concentração e produtividade.

cores no espaço de trabalho
Photo by Plush Design Studio on Unsplash

4. A iluminação

Como em todas as zonas de trabalho, é desejável que exista bastante luz ambiente. Verdade é que nem sempre é possível, e como tal, vale apostar numa boa iluminação geral, em tom neutro (3000-4000K) e não esquecer um candeeiro de secretária com uma luz mais fria, que ajude a aquidade visual quando começar a cansar a vista. Se o candeeiro puder ser bonito melhor ainda! Além dos candeeiros de secretária, existem opções de candeeiros de parede reguláveis também muito interessantes e que pode usar para lhe libertar espaço no tampo.

iluminação de secretária de trabalho
Photo by Michael Soledad on Unsplash

5. A Decoração

Como não podia faltar, a decoração do seu espaço de trabalho deve reflectir os seus gostos. Tem de se sentir bem no espaço onde passa oito horas do seu dia! Coloque plantas, fotografias, imagens de motivação, a sua caneca favorita, velas, figuras de acção.. o céu é o limite. Para não retirar espaço de trabalho da secretária pode optar por colar na parede ou fixar prateleiras onde pode colocar os seus objectos inspiracionais.

frase motivação espaço de trabalho
Photo by Minh Pham on Unsplash

Se precisar e ajuda com alguma destas dicas estamos cá para ajudar.

E não se esqueça: um espaço arrumado é um espaço produtivo. Ao final do dia arrume todos os seus apetrechos, encerre o computador e escreva uma lista de To-do’s para o dia seguinte. Ajuda a encerrar o dia de trabalho e vai ver que começa o dia seguinte com muito mais energia!

Bom trabalho!