24
Mar

5 Benefícios de Criar um Jardim dentro de Casa

Ter plantas em casa tem diversos benefícios: alegram o espaço, enchem-no com a sua presença, fazem-lhe companhia e contribuem para o seu bem-estar. Vamos dar-lhe algumas dicas e motivos para começar já a criar o seu próprio jardim dentro de casa.

1. Frutas e Legumes Frescos

Ao plantar os seus próprios legumes, frutas e ervas aromáticas tem sempre acesso aos produtos mais frescos e biológicos. Além disso, ao plantar dentro de casa pode controlar melhor as estações, usando aquecedores, luzes ou irrigação para prolongar as suas colheitas. Com uma janela solarenga na cozinha nunca mais terá de comprar eras aromáticas. É muito prático ir ao vaso colher umas folhas do que precisamos e colocar directamente na panela. Fresco mais fresco é impossível!

Frutas e Legumes em Jardim
Photo by elias morr on Unsplash

2. Purificação do Ar

As plantas usam a fotossíntese para “respirar”: consome o dióxido de carbono que nós humanos expelimos na nossa respiração, e produzem oxigénio, essencial à nossa vida. São assim purificadores de ar naturais para ter nas nossas casas. Algumas plantas também filtram outras substâncias como toxinas e ervas tais como os crisântemos, heras, entre outras.

Plantas Purificadoras
Photo by Yoksel ? Zok on Unsplash

3. São Peças Decorativas

Nada ilumina uma divisão como uma planta frondosa ou florida. Pode usar plantas isoladas para decorar o seu espaço, ou experimentar combinações de plantas em jardins interiores. Vai transformar totalmente o espaço! Arranjos com suculentas, cactos ou plantas floridas no parapeito da janela podem criar toda uma atmosfera acolhedora na sua casa. E se precisar de algumas dicas profissionais sobre como criar pontos atractivos com as suas plantas diga-nos.

Jardim dentro de casa
Photo by Huy Phan on Unsplash

4. Ferramentas Educativas

Tratar de plantas pode implicar algum trabalho e muita responsabilidade. Terá de as regar, assegurar-se que apanham sol e ir ajustando o seu local até encontrar o sítio da sua casa ideal para elas. Se tem crianças envolva-as no processo e deixe-as ajudar. É uma óptima maneira de lhes ensinar responsabilidade, cuidar de outro ser vivo e criar uma rotina que têm de respeitar. Também pode ser uma excelente ferramente para os iniciar nos temas de biologia das plantas, ciclos e vida, ecossistemas e jardinagem ou agricultura sustentável. Divirta-se!

Plantas educativas em Casa
Photo by Jen Theodore on Unsplash

5. Terapia Emocional

Para além de uma companhia, as plantas de interior podem ser mais do que isso. Ao estar atento às necessidades das plantas, tenderá a desenvolver um sentimento de compaixão. Há quem diga que falar com as plantas as ajuda a manter-se bem e saudáveis, mas o acto de falar com a planta pode ser extremamente benéfico para si, como que ir ao terapeuta, sem julgamentos. Aparar folhas velhas, regar, mudar de vaso são algumas das tarefas associadas com cuidar de plantas que podem ser bastante calmantes e terapêuticas. Ter um jardim dentro de casa pode ajudar a reduzir o stress e depressão, enquanto cria a sensação de que não está sozinho em casa.

Jardim em Casa
Photo by Janine Meuche on Unsplash

Jardinagem, quer seja dentro ou fora de casa, pode ser terapêutico e agradável, enquanto cria uma bela decoração do seu espaço. Criar o seu próprio Jardim dentro de casa, para além de decorativo, tem muitas outras vantagens que falámos aqui. Da próxima vez que passar por algumas plantas para venda traga uma. Ou menos, traga duas ou três e começe o seu próprio jardim interior.