16
Dec

10 Motivos para contratar um Designer de Interiores

Gostava de contratar um designer de interiores mas não sabe se será o investimento certo. Gosta de decoração e considera fazer o design da sua casa por si porque acha que contratar um designer de interiores está fora do seu alcance? Se está indeciso leia abaixo 10 Motivos para contratar ajuda na decoração do seu imóvel.

Photo by Dan Gold

1 Com um Designer de Interiores pode poupar dinheiro

Se pensar bem, fazer o design e decoração da sua casa não lhe vai necessariamente poupar dinheiro. A curva de aprendizagem de decoração consome bastante tempo e para que seja bem sucedido no seu propósito existem incontáveis decisões que terá de tomar. Quanto vale o seu tempo? Esse valor é superior ao valor de contratação de um designer? E se tomar uma decisão menos acertada e algo tiver de ser refeito? Será esse risco ainda assim inferior à da contratação de um especialista?

Photo by Sidekix Media

2 Um Designer de Interiores acompanha o seu projecto do início ao fim

O especialista que contratar deverá ser capaz de supervisionar e coordenar diferentes equipas e tomar decisões para que os trabalhos não parem por qualquer motivo. Este deverá conseguir fazer a ponte com o arquitecto, o empreiteiro e, ainda assim, concretizar a sua visão. Assim, é uma peça essencial para acompanhar o seu projecto do início ao fim, tendo sempre os seus interesses em mente, desde a estrutura aos tecidos.

Photo by Douglas Sheppard

3 Um Designer de interiores pode decorar a sua casa inteira.. ou apenas um quarto

Uma das questões mais feitas é se podemos decorar apenas uma divisão e não a casa toda. A resposta é sim, claro! Um designer trabalha de acordo com os objectivos do cliente, o seu orçamento e o âmbito dos trabalhos. Não está a construir casa nova, ou a sua casa não está vazia? Não se preocupe. A experiência e forma de pensar diferente de um designer de interiores é especialmente importante quando precisa de reorganizar o espaço ou dar novo uso às peças de mobiliário já existentes.

Photo by The Tsudons

4 Com um designer consegue respeitar o seu orçamento

A maioria das pessoas não contrata um designer de interiores porque pensa que vai sempre gastar mais do que tinha orçamentado inicialmente. Não poderia estar mais longe da verdade. Um dos compromissos de um bom designer de interiores é trabalhar dentro do orçamento definido pelo cliente e respeitá-lo. Seja honesto com a pessoa que contratar para que tenha os resultados desejados.

Um bom designer de interiores respeitará os limites orçamentais fornecidos e tentará fazer o máximo com o valor adjudicado. Mas não faz milagres. Nem os melhores designers conseguem trabalhar com orçamentos demasiado pequenos para concretizar os objectivos dos clientes. Nenhuma das partes fica geralmente satisfeita com o resultado final.

A chave do processo é perceber por um lado quanto é que está disponível para investir, e por outro o que pretende fazer. 5000€ são muito mais rentáveis na decoração de um espaço que já possui mobiliário e precisa de decoração do que numa divisão vazia que precisa de tudo. E também há a considerar elementos que muitas vezes ficam esquecidas: mão-de-obra de especialidades, taxas de entrega, taxas de armazenamento e até coisas pequenas como ferragens.

Photo by Rune Enstad

5 Um designer de interiores é um especialista com formação certificada

Para um profissional ser qualificado como designer de interiores este foi formado, tal como qualquer outro profissional. Se quiser saber se o profissional que procura é o certo para si pode averiguar qual a sua formação e aferir o portfolio realizado até ao momento. Apesar de um designer procurar sempre implementar os desejos do cliente, há um cunho estilístico indelével do trabalho de qualquer designer. Tenha atenção a isso também para ter a certeza que escolhe o profissional adequado.

Photo by Chastity Cortijo

6 Com a ajuda de um designer pode visualizar o seu espaço antes de o concretizar

Um designer tem formação para trabalhar com software especializado, como ferramentas de planificação e visualização espacial. Essas ferramentas são úteis para o designer percepcionar o seu espaço de forma diferente e conceptualizar utilizações do espaço que pode ainda não lhe ter ocorrido. Contudo estas ferramentas não são úteis apenas para o designer mas também para si que com estas ferramentas pode visualizar o que vai acontecer ao seu imóvel de forma realista para melhor decidir.

Photo by SHOP SLO®

7 Com um designer tem menos probabilidade de esquecer algo importante

Um designer de interiores, devido à sua experiência, consegue delinear um plano de acção para o seu projecto. A determinação das etapas e acções necessárias ajuda a determinar o orçamento assim como a torná-lo mais eficiente. Para além disso, através da experiência adquirida pelo designer vai evitar cair em numerosos pittfalls que de outra forma só evitaria com tentativa e erro. Um par de olhos extra e treinados reparam sempre em pormenores de que só daria conta quando já fosse demasiado tarde.

Photo by Nik Lanús

8 Vai valorizar a sua casa

Ao trabalhar com um decorador de interiores profissional vai acrescentar valor à sua casa através do apelo estético da mesma. Já sabe que os olhos também compram. Se pretende vender ou alugar a sua chave este passo pode ser chave para diminuir o tempo que a casa está no mercado e aumentar o valor pelo qual esta é vendida ou alugada.

Photo by Jonny Caspari

9 Conselho de especialistas e acesso a lojas privadas

Se o seu sonho é ter uma casa feita à sua medida, a forma mais fácil passa por aceder a colecções produzidas para designers de interiores. Muitas das marcas de especialidade não fornecem a particulares, apenas através de designers ou arquitectos. Assim, ao contratar os serviços de um designer, além de ter aconselhamento específico sobre os melhores produtos a adquirir pode ter acesso a materiais exclusivos e que vão destacar-se na sua casa pela sua beleza, qualidade e durabilidade.

Photo by Toa Heftiba

10 Um Designer de Interiores vai ajudá-lo a evitar erros

Ao fazer a decoração você mesmo, pode não resultar exactamente como imaginou. Pode ter de viver com esse erro ou ter de gastar dinheiro para corrigir esse erro. Se não tem a capacidade de visualizar e não sente o chamamento criativo, o melhor é mesmo contratar ajuda. Porque é dispendioso se cometer erros e pode não ter margem para eles.

Photo by Logan Nolin