06
Feb

Como obter Reviews 5* no seu Alojamento Local

Num mercado altamente competitivo, é essencial garantir que os seus hóspedes têm a melhor experiência possível e que a partilhem nas plataformas. As reviews são um dos principais indicadores que influenciam a escolha de um alojamento local em detrimento de outro e também na visibilidade que um determinado anúncio alcança nas plataformas de renome, como Airbnb, Booking, Homeaway e Vrbo.

Uma vez que Portugal continua a afirmar-se como tendência no turismo mundial (seja pelas suas paisagens e praias, história e gastronomia, como pelo bem receber português a que já habituou os turistas) vai precisar destas dicas para destacar o seu alojamento local com as melhores reviews!

Como obter reviews de 5 Estrelas no seu Alojamento Local?

descricao anuncio alojamento local

1. Descrições detalhadas e precisas

É importante corresponder às expectativas dos hóspedes: apresente o seu alojamento tal como ele é! As fotografias (como já falámos aqui), comodidades anunciadas e descrições devem corresponder à realidade.

Prometer mais do que se pode oferecer fará com que o hóspede sinta que as suas expectativas não foram correspondidas e diminuirá a possibilidade de uma review de 5 Estrelas.

2. Comunicação com os hóspedes

É importante iniciar o processo de comunicar com os hóspedes logo após a sua reserva no seu alojamento, demonstrando que se encontra disponível e que a comunicação será fácil. Num primeiro contacto, procure saber qual o motivo da viagem. Tendo esta informação poderá identificar oportunidades para criar algo especial para a estadia adaptando-a para os seus hóspedes.

Há três fases essenciais da comunicação com o hóspede:

  • a mensagem de check-in – onde deve enviar todas as informações necessárias e os seus contactos para o caso do hóspede precisar;
  • a mensagem de follow-up – verifique se está tudo a correr bem com a estadia ou se o hóspede precisa de algo da sua parte! É importante deixar claro que continua disponível em caso de necessidade;
  • mensagem de check-out – agradeça aos hóspedes por terem escolhido o seu alojamento e enfatize que se houve algo menos positivo durante a estadia, podem informá-lo para que possa melhorar para os próximos hóspedes.

Deixe claro, ao longo da estadia, que deseja proporcionar ao hóspede uma estadia de 5 Estrelas!

3. Resolução de problemas

Por vezes, apesar de toda a preparação, podem ocorrer imprevistos durante a estadia do hóspede no seu alojamento. É importante que esteja disponível e que consiga dar resposta a qualquer situação que possa surgir, da forma mais rápida e eficaz possível.

Algumas situações não estão totalmente sob o seu controlo contudo, sempre que possível, deverá informar os hóspedes sobre as mesmas para que não sejam apanhados de surpresa. Deverá ter atenção a situações como barulho de obras ou de pessoas que não sendo causadas por si ou no seu alojamento, poderão causar incómodo aos seus hóspedes e baixar a possibilidade de uma review 5 Estrelas.

manual alojamento local uau homes

4. Manual da Casa

Veja o seu Manual como um livro de instruções relativo ao seu alojamento, deixe-o na propriedade e inclua todas as informações que podem ser importantes. Considere que poderá ser a primeira visita deste hóspede àquela zona e que este poderá querer conhecê-la melhor, por isso inclua as suas recomendações e quais as atrações mais conhecidas. Inclua no manual, informações relativas às comodidades da casa que possam causar dúvidas (como eletrodomésticos ou a televisão) e também as informações de Wi-Fi. Para facilitar a estadia do hóspede, pode incluir detalhes dos transportes da região como horários e rotas.

5. Limpeza

A limpeza é um dos pontos mencionados com mais frequência nos comentários de hóspedes! Pode parecer um ponto comum e até óbvio, contudo é fulcral para obter uma avaliação de 5 estrelas. Assim, é recomendável a criação de um Template para que a limpeza seja consistente e que nada seja esquecido.

Verifique se os aparelhos electrónicos ou outras aplicações se encontram a funcionar para que possa solucionar antes da chegada de um novo hóspede.

reviews 5* alojamento local

Uma boa review faz toda a diferença no momento de escolher uma casa onde passar as férias e é essencial que garanta que os seus hóspedes tenham a melhor experiência possível ao longo da sua estadia!