13
Sep

10 Dicas de Home Staging para Vender ou Alugar

O objectivo do Home Staging é vestir a sua casa para agradar. Quando pretende vender ou alugar, agradar ao maior número possível de hóspedes ou compradores, esta deve ser uma das suas maiores preocupações. Sabe que uma casa preparada por um home stager vende 40% mais rápido do que uma casa não preparada? E similarmente, uma casa decorada vende por valores superiores do que uma casa não preparada?

Para fazer Home Staging não é preciso gastar muito, aliás o seu objectivo é precisamente criar o maior impacto com o menor investimento possível. Assim deixamos 10 Dicas que pode começar por implementar:

1. Foque os esforços onde importa

Nem todos os quartos têm a mesma importância para quem compra ou aluga. Assim, foque os seus esforços nas divisões mais importantes: cozinha, casas-de-banho, quarto principal e espaços exteriores, se os tiver.

2. Retire objectos pessoais

Quem vai comprar ou alugar a sua casa quer visualizar-se a viver lá dentro. Por isso deve retirar quaisquer objectos que relembrem ao potencial comprador/arrendatário que a casa não é deles (ainda!). Retire fotografias, ímans de frigorífico, peças que tenham apenas valor sentimental, oculte roupas e objectos de higiene pessoal.

3. Arrume e limpe

Como nunca o fez na vida. A sua casa tem de estar o mais limpa e brilhante possível para impressionar quem a visita! A limpeza sugere ao comprador/arrendatário que a casa está bem cuidada. Por seu lado, a arrumação é um ponto fulcral para que um espaço pareça imediatamente maior, assim como o vai ajudar a executar o ponto anterior (remover os seus objectos pessoais).

4. Faça algumas reparações

Paredes lascadas ou com buracos, rodapés partidos, maçanetas estragadas são algumas das reparações fáceis e baratas que pode executar e dar um aspecto muito mais cuidado à sua casa. Ao fazer a limpeza profunda que recomendamos, siga numa segunda fase com um pouco de estuque e uma espátula e remende as suas paredes. Uma bisnaga de cola apropriada e alguns pregos ou parafusos são geralmente o que precisa para fazer as pequenas reparações necessárias para dar um ar mais cuidado à sua propriedade.

5. Considere uma pintura fresca

Uma demão de tinta, especialmente num tom claro faz toda a diferença no aspecto de uma divisão. Para além de dar um ar novo, ajuda na percepção de limpeza e na finalização das reparações que tenha estado a fazer. O investimento não tem de ser grande, nem precisa de o realizar na casa toda, mas vale a pena fazer uma avaliação e investir nas divisões que precisem de um ar extra limpo.

6. Decore com apontamentos frescos

Sim, é preciso arrumar e retirar objectos pessoais. Mas não significa que a casa fique desprovida de toda e qualquer decoração! Pode e deve apostar nalguns apontamentos frescos e impessoais tais como jarras com ou sem flores, algumas velas, e algumas plantas grandes ou pequenas. Apontamentos verdes dão sempre a sensação de um espaço habitável. Se não tem tempo para manter plantas verdadeiras, já há no mercado plantas falsas com muito bom aspecto!

7. Ilumine o espaço

Use e abuse da iluminação. Os compradores/arrendatários querem ver o espaço com clareza, e além disso, a iluminação pode jogar a seu favor, fazendo o espaço parecer maior, mais amplo. Se tiver essa possibilidade favoreça a iluminação natural, com cortinados finos que deixem a luz entrar; use candeeiros de mesa; renove os seus candeeiros de tecto. Adeque também a tonalidade e intensidade da sua iluminação às características da divisão.

8. Elimine mobília em mau estado ou reorganize-a

Seja crítico com a mobília que existe na habitação. Se está danificada ou apresenta sinais de desgaste considere renová-la ou arrumá-la na arrecadação. Uma dica muito útil para fazer o espaço parecer maior pode simplesmente passar por reorganizar os móveis, criando corredores de passagem ou circulação. Ninguém se quer sentir claustrofóbico dentro da sua própria casa..

9. Aposte em tons neutros

Se o seu sofá é num tom escuro considere trocá-lo por outro num tom mais neutro (bege, cinza-claro, taupe). O mesmo se aplica a peças de mobiliário ou decoração (ou paredes) que tenham cores fortes ou escuras. Blocos de cor escura diminuem a amplitude de uma divisão, o que vai jogar contra si. Também deve considerar que nem todos gostam de cores fortes. Se já tiver paredes ou mobiliário em cores ousadas só vai atrair o público que se interessa por esse tipo de decoração. Contudo se investir no contrário a audiência será maior uma vez que, mesmo quem gosta de cores fortes, sabe que terá a possibilidade de as criar mais tarde.

10. Escolha algumas peças de destaque

Na sala de estar ou no quarto de casal escolha uma ou duas peças decorativas que se destaquem na decoração. No quarto de casal pode ser um quadro com maiores dimensões (com bom-gosto!), na sala de jantar pode ser um arranjo floral na mesa de refeições. Estas peças captam a atenção e transmitem algum requinte. Pode ser o factor decisivo para a venda!

Dica extra: Peça ajuda ! Há muito mais a fazer para potenciar a sua venda, que nem sempre se consegue transmitir através de dicas. Pode e deve visitar showrooms, revistas actuais de decoração e claro.. pedir ajuda a especialistas!