Fazer design de interiores aumenta a minha rentabilidade?
Na UAU HOMES, quando realizamos a gestão de alojamento local sabemos que um dos factores decisivos para aumentar a rentabilidade dos imóveis é o design de interiores. Como proprietário o conceito pode parecer-lhe estranho, aliás deve estar a perguntar-se porque tem de gastar dinheiro para receber de volta. Contudo, a nossa experiência a combinar design de interiores e gestão de alojamento local tem-nos permitido observar alguns resultados que assim o comprovam.
Ao longo deste artigo iremos demonstrar que um bom design de interiores traz grandes benefícios. Sem excepção, quando um proprietário considera investir na aparência estética do seu imóvel, este passo beneficia os rendimentos que retira para a sua conta bancária.
Sabemos que a capacidade de investimento nem sempre é muita e como tal, todo o que puder ser feito deve ser optimizado ao máximo. Como o primeiro contacto que o público tem com a sua propriedade é frequentemente através da fotografia, todo o tempo e dinheiro que colocar sobre este aspecto, vai traduzir-se em rendimento rapidamente.
Assim, uma forma de optimização do investimento é garantir que o design de interiores não é repetido. Não queremos fotografar mais do que uma vez e o objectivo é acertar à primeira. Pode parecer um grande custo contratar ajuda especializada nesta área, mas leia este artigo sobre o assunto para ter uma perspectiva diferente. Ao utilizar os serviços de um designer de interiores terá a decoração e as fotografias profissionais acertadas ao primeiro esforço. Não terá de repetir e gastar mais dinheiro porque as fotografias afinal não ficaram apelativas, ou faltava colocar adereços… Idealmente, a única altura em que tem de refazer a fotografia profissional do seu imóvel é se desejar substituir mobília, fazer remodelações, ou actualizar a decoração do imóvel!
Com o custo de contratar um designer de interiores vai conseguir tornar a sua propriedade mais competitiva, angariar mais hóspedes e em última análise, retirar um maior rendimento do seu aluguer de férias. Isto porque o designer tem os conhecimentos para encenar o cenário fotográfico, colocando os itens necessários apenas para transmitir a ambiência que pretende atribuir à sua casa de férias. Os seus hóspedes não só irão imaginar estar lá, mas ainda não saíram de casa e já estão a gostar do tempo que lá irão passar!
Se a sua oferta for semelhante à da competição, em taxa por noite, comodidades, localização e/ou vista como é que vai convencer os hóspedes a reservar a sua casa? Com a nossa experiência temos visto que casas com uma decoração atractiva recebem mais pedidos de reservas e acabam por ter uma ocupação anual muito superior às casas que não o têm. As casas geridas pela UAU HOMES têm, em média, uma ocupação 60% superior às casas da concorrência. Quem não aprecia uma casa bem decorada?
Nem todas as intervenções têm de ser remodelações totais. Em situações onde o espaço para investir não é grande, temos vindo a realizar pequenos upgrades em casas sob a nossa gestão de alojamento local que ainda assim têm um grande impacto na ocupação anual das casas de férias e também na taxa cobrada por noite. O segredo é utilizar o design de interiores para priorizar as acções necessárias para rentabilizar o investimento do proprietário.
Exemplo UAU: Apartamento WOW View
Uma das casas UAU de que mais nos orgulhamos começou uma avaliação do existente e do que poderíamos fazer para melhorar o aspecto da mesma, com o menor investimento possível do proprietário.
Algumas das acções que considerámos necessárias, e havendo disponibilidade do proprietário, foi a alteração do mobiliário dos quartos e da sala. As peças existentes eram antigas e não estavam em bom estado de conservação.
Para além do mobiliário, outro ponto fulcral onde se pode e deve actuar são os têxteis. A sua ausência transmite pouco conforto e a sua presença, mas em padrões fora de época, ou com aspecto usado e pouco cuidado, mantém os hóspedes ao longe… Como não é isso que queremos, mesmo que não haja capital financeiro para realizar uma troca de mobiliário, a renovação dos têxteis deve ser prioritária!
Um terceiro aspecto a considerar na decoração é a presença de cor. De preferência uma cor vibrante e que chama a atenção numa fotografia. Nesta casa por exemplo, utilizámos uma cor neutra nas peças de mobiliário (branco) e “vestimos” com adereços de cor amarela para aumentar o apelo fotográfico da casa. Se à cor juntarmos a presença de peças únicas de design, ou pelo menos pouco comuns, como é o caso do frigorífico SMEG amarelo, pode considerar que tem uma casa com muito potencial de sucesso! Os seus hóspedes vão querer reservar apenas para poder utilizar e ver de perto o frigorífico!
Mas sabemos que nem tudo pode ser feito de uma só vez. Assim algo que sugerimos é realizar os melhoramentes em fases de acordo com a sua urgência, possibilidade de execução, ou necessidade face aos desejos dos hóspedes. Com cada alteração, o valor do imóvel aumenta, e a satisfação dos hóspedes também, o que permite gradualmente aumentar o valor da taxa/noite e colmatar o investimento do proprietário, aumentando a sua capacidade financeira para realizar mais melhoramentos.
Sumarizando, fazer design de interiores aumenta a sua rentabilidade?
Considerando que aumenta o seu potencial mercado e captura hóspedes que estão dispostos a pagar mais por noite para usufruiur de melhores instalações, a resposta é sim! Com a aposta numa casa decorada profissionalmente consegue captar e manter a atenção de potenciais hóspedes com interiores atraticos, coloridos e únicos. Esta é sem dúvida uma ferramenta que pode e deve ser utilizada para maximizar o seu retorno financeiro.
0 comments